quinta-feira, novembro 24, 2005

U2

Vou falar daquela que considero a melhor banda da actualidade. Dada a dimensão dos U2, farei por partes, assim obriga-me a despender algum tempo a este sub blog.
Assim começo pelo mais badalado da banda.
Mister
Bono Vox
Nome: Paul Hewson
Data de Nascimento: 10 de Maio, 1960
Local de Nascimento: Dublin, Républica da Irlanda
Instrumento: Voz, Guitarra, Harmónica e Piano
Casado e com 4 filhos Bono é considerado a alma da banda, escrevendo praticamente todas as letras com ou sem a colaboração de The Edge.
Marcado pela morte da mãe quando adolescente, Bono faz tudo para se juntar à banda. Apesar de tocar mal guitarra é aceite pelos outros principalmente devido à sua presença em palco, que levava a que ninguém ficasse indeferente a um concerto dos U2.
Sempre esteve na linha da frente da comunidade musical, quando era preciso ajudar os mais necessitados, ou para protestar pelo bem estar das pessoas. Chegou a servir como voluntário com Ali (sua esposa) na Etiópia algures entre THE UNFORGETTABLE FIRE e THE JOSHUA TREE. Actualmente é cabeça na campanha DROP THE DEBT que tenta convencer os chefes de estado dos paises desenvolvidos a anular a dívida dos chamados países de 3º mundo.
É também um dos activistas anti-nuclear e durante a entrega dos prémios MTV em 1995, em Paris, durante a crise dos testes nucleares, Bono gritou «What a city! What a night! What a crowd! What a bomb! What a mistake! What a wanker you have for President!».
Conta várias colaborações fora da banda, sendo de destacar a parceria com Gavin Friday na banda sonora de IN THE NAME OF THE FATHER, duetos com Frank Sinatra, Wycleaf Jean e com o falecido Michael Hutchence, além da colaboração com os Clannad no tema "In A Lifetime"
Escreveu a história THE MILLION DOLLAR HOTEL transformada recentemente em filme realizado por Wim Wenders.
Participa activamente na banda sonora ora sózinho (acompanhado da MDH Band), ora acompanhado pelos outros U2.
Recentemente efectuou uma visita ao papa João Paulo II a quem ofereceu os seus óculos de sol, que o papa logo se dispos a experimentar.
Fica na retina de todos as suas reencarnações na pele de Mr. McPhisto, The Fly ou Mirrorball Man.

1 comentário:

Artur Coelho disse...

Os U2 até têm boas malhas... e ao contrário de outras excelentes bandas, como os Clash ou os Pink Floyd, souberam sempre manter-se na cutting edge sonora