quarta-feira, novembro 09, 2005

Dois livros um mesmo Autor

Hoje falarei de dois livros em simultâneo.
Dois livros de um mesmo autor. Miguel Sousa Tavares.
Irei falar dos dois, porquê ?
Ora bem, comecei e concluí de ler o Sul, livro que relata viagens do autor por algumas partes do mundo, desde o Alentejo a São Tomé e Príncipe, em três dias, gosto particularmente da forma literária de Miguel Sousa Tavares. Trata-se de uma escrita simplista, mas muito objectiva, não fosse o senhor jornalista.
Dada a velocidade de leitura, não será necessário dizer que gostei dos relatos, uns mais que outros, mas no conjunto, o livro abre-nos o apetite para conhecer outros lugares, e dá-nos uma nostalgia carinhosa quando relata sítios por onde já passamos. Adorei o capítulo dedicado a Alcoutim.
Opinião sobre SUL: Bom.
E como tal abriu-me o apetite para o Equador, pois sempre quis conhecer São Tomé e Príncipe, e enquanto devorava as páginas deste romance, parecia sentir os cheiros, quase visualizava os locais, embrenhei-me de tal forma no livro, que o levava para qualquer lado, chegando a ter alguns problemas com familiares, pois a atenção que lhes dispensava, estava a ser pouca (os meus Filhotes).
Tempo de leitura: 1 semana.
Opinião sobre Equador: Bom.
Miguel Sousa Tavares tem opiniões por vezes bruscas, mas a sua escrita denota uma sensibilidade ao alcance de poucos, os dois livros em momento algum são maçadores, recomendo...
Um bem haja e boa leitura...

2 comentários:

Artur Coelho disse...

O MST anda na moda... agora, um dos melhores livros de viagens que já li foi o Patagonia Express do argentino Luís Sepúlveda. Muito mais a sul do que MST...

Lusitan@ disse...

Também adorei o "Equador"! Fiquei com a sensação de lá estar e de conhecer realmente S. Tomé, bom... não conheço mas hei-de conhecer!